Par.ale.lo.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Par.ale.lo.

Tudo sobre nada!


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ingredientes e Variedades de Cervejas...

+2
psycomtb
Peralta
6 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Ingredientes e Variedades de Cervejas... Empty Ingredientes e Variedades de Cervejas... Sex Abr 18, 2008 3:49 pm

Peralta

Peralta
Viciado

INGREDIENTES DA CERVEJA:


- Água:


É a água pura, com adição de uma pequena quantidade de “gesso cervejeiro”, que pode ser carbonato de cálcio (para uma cerveja mais cheia e com corpo) e cloreto de cálcio (para uma cerveja mais seca, amarga)

A qualidade da água é de suma importância no processo da cerveja pois nela se encontra diversos sais que são de muita importância pois com eles é que solubilisamos diversos componentes do grão da cevada maltada. Os principais sais são: Sódio; Magnésio; Cálcio; Nitratos ; Cloretos; Nitritos; Bicarbonatos.

O pH de 5,2 - 5,3 é muito importante pois quando se atinge estes valores as enzimas tem um melhor desempenho na função da redução do amido em açúcares de cadeia molecular menores.

A carga de sais minerais da água é importante porque para a fabricação de uma cerveja do estilo Pilsener esta carga de sais deve ser baixa ( água mole ) com uma condutibilidade em torno de 10 - 20 TDS, e para a fabricação da cerveja do estilo stout a água já deve ser com uma carga de minerais um pouco mais alta ( água dura ) com uma condutibilidade em torno de 80 TDS.

A água com baixo teor de sulfato de cálcio e alto teor de bicarbonato de cálcio é usada na a fabricação de cervejas escuras e doces ( menos secas ) como as cervejas “Munich”, “London” e “Dublin”.



- Malte:

É o produto da germinação das sementes de cevada utilizado na fabricação da cerveja.

A cevada é umedecida e germinada sob condições de temperaturas controladas; e em seguida é seca e tostada e, após um período de repouso, é utilizada no processo de fabricação da cerveja.

O tempo e a temperatura de secagem são rigorosamente controlados para se obter o malte ideal para cada tipo de cerveja.

Na elaboração da cerveja também podemos utilizar em menor ou igual escala outros produtos alem do malte de cevada, considerados adjuntos, como gritz de milho e arroz que são os produtos mais utilizados por serem de maior oferta e menor custo no mercado, cevada não maltada e trigo são utilizados em menor escala pois sua oferta no mercado é menor fazendo com que seu preço seja mais elevado. Quando utilizado um determinado adjunto no processo da cerveja deve-se lembrar que este dará um paladar característico, e bem diferenciado da cerveja processada apenas com malte de cevada.



- Lúpulo:

Trata-se de uma planta da família das moráceas (humulus lupulus), com folhas ovaladas, cortadas, denteadas na margem e flores unissexuais onde encontra-se resinas e óleos de substâncias amargas, tônica e sedativa.

O Lúpulo é um dos principais ingredientes da cerveja. Sem ele o gosto amargo e o aroma não existiria.

Alguns tipos de cervejas também são aromatizadas com frutas e sementes.


- Levedura:

Mais conhecido como fermento, estes microorganismos unicelulares tem a função de transformar os açúcares do mosto em álcool, gás carbônico e outros componentes. Estes microorganismos são tão importantes que são guardados em lotes, e em centros especiais.

Peralta

Peralta
Viciado

VARIEDADES DE CERVEJA


Todas as Variedades de cerveja são classificadas em 2 Estilos, de acordo com a fermentação (Tipo de Levedura utilizada)


- ESTILO LAGERS:

Cervejas deste estilo são as mais produzidas em todo o mundo, pôr terem um paladar suave seco, cor dourada e de baixa fermentação, normalmente de médio a baixo teor alcoólico. Sua fermentação ocorre entre 9 a 18 °C que varia de 6 a 20 dias. Sua maturação varia de 13 dias a meses.

São muitos os tipos de cervejas do estilo Lagers:

Bock - Cerveja escura forte;

Doppelbob - Uma bock mais forte;

Eisbock - Uma bock com teor alcoólico maior que a doppelbock, produzida pelo congelamento da doppelbock, e elimina-se o gelo resultando numa cerveja de 10 - 14 % de álcool;

Vienna Lager - Lager de Viena;

Malt Liquor - Licor de malte;

American Standard - Padrão americano;

Wheat Beer - Cerveja de trigo;

Bavarian Wheat Beer - Cerveja de trigo Bávara;

Belgian Wheat Beer - Cerveja de trigo Belga;

Pilsner – Lager de médio teor alcoólico, clara e espumante

A Pilsner, é a Cerveja mais comum que existe. O nome já diz tudo, sua origem é a cidade de Pils.
Trata-se da cerveja mais popular no Brasil, devido a fraca cultura cervejeira... e um dos culpados são as Indústrias do setor.



- ESTILO ALE:

Este estilo de cerveja é muito produzida e consumida nos PUB’s dos Estados Unidos e Inglaterra. São cervejas fortes, fabricadas com fermentação alta nos estilos ingleses, normalmente aromatizadas com frutas. São amargas pela alta concentração de lúpulo, alto teor alcoólico. Sua fermentação varia de 16 a 28 °C, num período de 3 a 6 dias. Sua maturação pode variar de 15 dias a semanas.

Também existem diversos tipos de cerveja do estilo Ale:

Barley Wine - Vinho de cevada;

Bitter – Amarga;

Blonde Ale - Ale loira;

Brown Ale - Ale marrom;

India Pale Ale - Ale clara da Índia;

Mild Ale - Ale suave;

Pale Ale - Ale clara;

Porter - Lembra café;

Scottisch Ale - Ale Escocesa

No Brasil este estilo de cerveja não é difundido, sendo que e a única cerveja produzida e engarrafada até hoje é a "Ashby".

psycomtb

psycomtb
Viciado

Quem ja tomou Confraria da Bohemia pode sentir um pouquinho do gosto de Cerveja Belga, nem se compara com as de verdade mesmo, mas abre o "apetite". De longe, a melhor cerveja que ja tomei!

Isenbeck da Argentina, quem ja tomou?
Eu gostei muito.

Tulio


Usuário

psycomtb escreveu:Quem ja tomou Confraria da Bohemia pode sentir um pouquinho do gosto de Cerveja Belga, nem se compara com as de verdade mesmo, mas abre o "apetite". De longe, a melhor cerveja que ja tomei!

Isenbeck da Argentina, quem ja tomou?
Eu gostei muito.

A confraria da Bohemia é a melhor que já tomei, sem comparações!

Gosto tb da Heiknenn (sei lá como se escreve), da Stella Artois, e ultimamente tenho tomado a Original!

Essa Isenbeck meu pai uma vez ganhou de um amigo dele que foi para a Argentina, amsi eu era pequenino, não bebia ainda, hahaha.

Peralta

Peralta
Viciado

Então...

As melhores cervejas que experimentei foram:

- "Orangeboom" (Pilsner) Holanda

-"Ginger Ale" (Blonde Ale, aromatizada com Guaraná) EUA
foi a única cerveja Ale que experimentei até hoje... Uma delícia!

Das Nacionais, adoro a "Bohemia" (Pilsner) e gostava muito da "Malt 90" (Malt Liquor)... pena que o Brasil só produz cervejas Pilsners atualmente!

Como colecionava latas de cerveja, já tive a oportunidade de experimentar várias marcas, hehehe

PS: Minha latinha mais antiga da coleção é uma "Brahma Chopp" de aço... 1980!

BULLDOG

BULLDOG
Usuário

Huahuahua cerveja entendo eu!!!falando nisso quem vai paga uma rodada?ja to com agua na boca aqui....

Tulio


Usuário

BULLDOG escreveu:Huahuahua cerveja entendo eu!!!falando nisso quem vai paga uma rodada?ja to com agua na boca aqui....

Paga uma rodada dessas brejas gringas que vc toma igual agente toma Cintra aqui, que tá tudo certo!

BULLDOG

BULLDOG
Usuário

Tulio escreveu:
BULLDOG escreveu:

Paga uma rodada dessas brejas gringas que vc toma igual agente toma Cintra aqui, que tá tudo certo!
Opaaa demorou...tem cerva pra todo mundo aqui do forum huahuahuahua..Ingredientes e Variedades de Cervejas... 006po1

Tulio


Usuário

BULLDOG escreveu:
Tulio escreveu:
BULLDOG escreveu:

Paga uma rodada dessas brejas gringas que vc toma igual agente toma Cintra aqui, que tá tudo certo!
Opaaa demorou...tem cerva pra todo mundo aqui do forum huahuahuahua..Ingredientes e Variedades de Cervejas... 006po1

Vou ser curto e grosso, VAI TOMAR NO SEU CU Very Happy

MANDA AS LATINHAS PRA NÓIS!

Peralta

Peralta
Viciado

Pera aê mano...

A sua, eu até entendo, mas por que a do Psyco é de 500ml e as nossas de 350ml?!?

Sacanagem... mandei 3 goles e acabou!

psycomtb

psycomtb
Viciado

Peralta, eu ganhei 2 latas porque o "admin" sou eu tambem Evil or Very Mad
Enfim cerveja decente!

Mas ai, essa grandona ta com uma cara de Pepsi Shocked Twisted Evil

Peralta

Peralta
Viciado

psycomtb escreveu:...Mas ai, essa grandona ta com uma cara de Pepsi Shocked Twisted Evil

É a Budweiser ICE!

Tinha esquecido de comentar esta variedade de cerveja, hehehe

- Cerveja "ICE" ou "Draft": Originada no Canadá, é feita a partir do congelamento da cerveja Lager, onde os resíduos da fermentação (que dão o cheiro forte) decantam e são eliminados... deixando a cerveja mais pura e refrescante!

No Brasil, temos a "Kaiser Summer Draft" e "Miller Genuine Draft"!

Hsan


Usuário

Agora eu quero a minha. Quanto sera que ficam as taxas de importação?

Psyco, vamos la buscar, agente vai tomando umas, quando chegamos nem perceberemos a distancia (agente vai parando nos butecos de beira de estrada).

BULLDOG

BULLDOG
Usuário





Vou ser curto e grosso, VAI TOMAR NO SEU CU Very Happy

MANDA AS LATINHAS PRA NÓIS!
nen vo toma nao Cara,tomei NOKU onten e nao gostei,bebida muito forte,prefiro as brejas mesmo. ...Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

BULLDOG

BULLDOG
Usuário

Peralta escreveu:Pera aê mano...

A sua, eu até entendo, mas por que a do Psyco é de 500ml e as nossas de 350ml?!?

Sacanagem... mandei 3 goles e acabou!
Huahuahua mal ae,e que o psyko e meu Dude mas da proxima vez vai ser todas iguais pra todo mundo. ow e 750 ml.

BULLDOG

BULLDOG
Usuário

Hsan escreveu:Agora eu quero a minha. Quanto sera que ficam as taxas de importação?

Psyco, vamos la buscar, agente vai tomando umas, quando chegamos nem perceberemos a distancia (agente vai parando nos butecos de beira de estrada).
huahehIhahOhahEhiaHOhOhahei...boa...boa..

Thiago

Thiago
Treta

Para vei... Budweiser é MUITO gay!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos