HISTÓRIA DA BICICLETA E ORIGEM DO MOUNTAIN BIKE - MTB
(Por: Quati Mountain Bike Clube)
Para entender melhor a origem do Mountain Bike, é interessante conhecermos primeiro, a história e evolução da bicicleta através dos tempos.
Pesquisas realizadas pela Universidade de Massachussets - EUA, indicam que a “Bicicleta Moderna” (com transmissão de força por corrente), foi idealizada por Leonardo da Vinci, e registrado num código (“Código Da Vinci”), com cerca de 700 páginas, que está atualmente arquivado no Museu de Madrid.
A história da bicicleta, porém, tem início no séc. XVIII, mais precisamente no ano de 1790, quando o conde francês Mede de Sivrac idealizou o “Celerífero” (do Latim: “Celer” = Rápido e “Fero” = Transporte), um veículo primitivo, com 2 rodas, ligada por uma ponte de madeira, com apoio para as mãos na parte frontal e acionado por impulsos dos pés no chão.
1816 - Ocorre a primeira evolução da bicicleta, quando o barão alemão Karl Friedrick Christian Ludwig Von Drais instala sistema de direção ao Celerífero, criando assim o primeiro guidão e um novo modelo de bicicleta, batizado de “Draisiana”.
A Draisiana, já contava com alguns acessórios, como eixos melhorados e assento, proporcionando maior conforto e velocidade.
1818 - Von Drais apresenta seu invento à sociedade e percorre a distância entre as cidades francesas de Beaun e Dijon, com velocidade média de 15Km/h, conquistando assim o primeiro “recorde ciclístico”, com sua Draisiana.
1820 - Von Drais adapta a Draisiana para crianças, criando a primeira bicicleta infantil do Mundo!
1840 - A partir deste ano que a evolução da bicicleta dá um grande salto, quando o escocês Kikpatrick McMillan adapta na Draisiana, 2 bielas ao eixo traseiro, ligadas por barras de ferro, formando um pistão acionado pelos pés, que impulsionava a bicicleta.
No entanto, causava imenso desconforto ao ciclista, pela posição dos pedais no eixo traseiro, que causava desequilíbrio do ciclista.
1855 - McMillan e seu filho, de apenas 14 anos de idade, adaptam os pedais ao eixo dianteiro, e aumentam o tamanho da roda dianteira, exigindo menos força do ciclista, e possibilitando uma posição mais confortável sobre a bicicleta, apesar do invento pesar aproximadamente 45 Kg. Era o surgimento do “Bicíclo” (ou Velocípede)!
1868 - Acontece em Paris a primeira prova de Bicíclos, no Parque Saint’Cloud, vencida pelo inglês James Moore, o primeiro campeão de ciclismo do Mundo!
1875 - É fundada a primeira fábrica de bicicletas do Mundo, a Companhia Michaux, com 200 operários fabricando 140 bicicletas por ano. Cada unidade era vendida pelo exorbitante valor de 450 Francos.
1877 - Rouseau apresenta um dispositivo por meio de correntes, que multiplicava o giro da roda dianteira, proporcionando mais velocidade à bicicleta.
1880 - O francês Vincent, constrói a primeira bicicleta com transmissão de corrente aplicada ao cubo da roda traseira.
1884 - Ocorre uma grande evolução no ciclismo, quando o inglês Thomas Humbert inventa o quadro de 4 tubos e caixas de centro e cubos esferados, de fato, a primeira bicicleta moderna.
Nesta época já ocorria na Itália, provas de ciclismo com até 33Km de distância!
1885 - Giusepe Pasta vence a prova Volta dos Bastiones em Milão, cobrindo 11Km em apenas 37 minutos, numa época que a bicicleta já causava grande fascínio nos homens, e alguns intelectuais comentavam ser a bicicleta “mais sedutora que a mulher”.
1887 - James Boyd Dunlop, inventa o pneu.
1891 - O francês Michellin, lança o 1° pneu desmontável.
1895 - No dia 9 de outubro, toda a cidade de Milão aplaude Raffaelle Gatti, que retornara do “Tour do Círculo Polar Ártico”.
A partir de 1900 o Ciclismo ganha mais força, e a bicicleta começa a receber várias modificações técnicas, entre elas a roda livre, câmara tubular e sistema de câmbio velocidade, proporcionando incrível conforto e velocidade ao ciclista.
A roda livre, permitia ao ciclista interromper as pedaladas, sem parar o movimento da bicicleta, ideal para descidas, trajetos com vento à favor, e momentos de calma durante as corridas.
A câmara de ar tubular, era constituída, de borracha envolvida em um invólucro de seda, com válvula, costurada na parte interna do pneu e protegido por uma faixa de algodão, que proporcionava absorção de impactos na roda.
O sistema de câmbio velocidade, permitia o aproveitamento de várias engrenagens da transmissão, imprimindo velocidades maiores, sendo o fator mais importante deste avanço tecnológico!
Foi nesta época que criou-se a denominação Ciclismo: “A máquina, que unida à maravilhosa natureza do homem, ganha tempo e espaço!”
Desta forma, a bicicleta e o ciclismo, vem sendo aperfeiçoados, com relação aos materiais empregados, tecnologia e modalidades praticadas.
Existem muitas modalidades praticadas atualmente, basicamente classificadas em 3 estilos:
- Ciclismo Tradicional (de velocidade)
- BMX (Bicicross)
- MTB (Mountain Bike)
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(Por: Quati Mountain Bike Clube)
Para entender melhor a origem do Mountain Bike, é interessante conhecermos primeiro, a história e evolução da bicicleta através dos tempos.
Pesquisas realizadas pela Universidade de Massachussets - EUA, indicam que a “Bicicleta Moderna” (com transmissão de força por corrente), foi idealizada por Leonardo da Vinci, e registrado num código (“Código Da Vinci”), com cerca de 700 páginas, que está atualmente arquivado no Museu de Madrid.
A história da bicicleta, porém, tem início no séc. XVIII, mais precisamente no ano de 1790, quando o conde francês Mede de Sivrac idealizou o “Celerífero” (do Latim: “Celer” = Rápido e “Fero” = Transporte), um veículo primitivo, com 2 rodas, ligada por uma ponte de madeira, com apoio para as mãos na parte frontal e acionado por impulsos dos pés no chão.
1816 - Ocorre a primeira evolução da bicicleta, quando o barão alemão Karl Friedrick Christian Ludwig Von Drais instala sistema de direção ao Celerífero, criando assim o primeiro guidão e um novo modelo de bicicleta, batizado de “Draisiana”.
A Draisiana, já contava com alguns acessórios, como eixos melhorados e assento, proporcionando maior conforto e velocidade.
1818 - Von Drais apresenta seu invento à sociedade e percorre a distância entre as cidades francesas de Beaun e Dijon, com velocidade média de 15Km/h, conquistando assim o primeiro “recorde ciclístico”, com sua Draisiana.
1820 - Von Drais adapta a Draisiana para crianças, criando a primeira bicicleta infantil do Mundo!
1840 - A partir deste ano que a evolução da bicicleta dá um grande salto, quando o escocês Kikpatrick McMillan adapta na Draisiana, 2 bielas ao eixo traseiro, ligadas por barras de ferro, formando um pistão acionado pelos pés, que impulsionava a bicicleta.
No entanto, causava imenso desconforto ao ciclista, pela posição dos pedais no eixo traseiro, que causava desequilíbrio do ciclista.
1855 - McMillan e seu filho, de apenas 14 anos de idade, adaptam os pedais ao eixo dianteiro, e aumentam o tamanho da roda dianteira, exigindo menos força do ciclista, e possibilitando uma posição mais confortável sobre a bicicleta, apesar do invento pesar aproximadamente 45 Kg. Era o surgimento do “Bicíclo” (ou Velocípede)!
1868 - Acontece em Paris a primeira prova de Bicíclos, no Parque Saint’Cloud, vencida pelo inglês James Moore, o primeiro campeão de ciclismo do Mundo!
1875 - É fundada a primeira fábrica de bicicletas do Mundo, a Companhia Michaux, com 200 operários fabricando 140 bicicletas por ano. Cada unidade era vendida pelo exorbitante valor de 450 Francos.
1877 - Rouseau apresenta um dispositivo por meio de correntes, que multiplicava o giro da roda dianteira, proporcionando mais velocidade à bicicleta.
1880 - O francês Vincent, constrói a primeira bicicleta com transmissão de corrente aplicada ao cubo da roda traseira.
1884 - Ocorre uma grande evolução no ciclismo, quando o inglês Thomas Humbert inventa o quadro de 4 tubos e caixas de centro e cubos esferados, de fato, a primeira bicicleta moderna.
Nesta época já ocorria na Itália, provas de ciclismo com até 33Km de distância!
1885 - Giusepe Pasta vence a prova Volta dos Bastiones em Milão, cobrindo 11Km em apenas 37 minutos, numa época que a bicicleta já causava grande fascínio nos homens, e alguns intelectuais comentavam ser a bicicleta “mais sedutora que a mulher”.
1887 - James Boyd Dunlop, inventa o pneu.
1891 - O francês Michellin, lança o 1° pneu desmontável.
1895 - No dia 9 de outubro, toda a cidade de Milão aplaude Raffaelle Gatti, que retornara do “Tour do Círculo Polar Ártico”.
A partir de 1900 o Ciclismo ganha mais força, e a bicicleta começa a receber várias modificações técnicas, entre elas a roda livre, câmara tubular e sistema de câmbio velocidade, proporcionando incrível conforto e velocidade ao ciclista.
A roda livre, permitia ao ciclista interromper as pedaladas, sem parar o movimento da bicicleta, ideal para descidas, trajetos com vento à favor, e momentos de calma durante as corridas.
A câmara de ar tubular, era constituída, de borracha envolvida em um invólucro de seda, com válvula, costurada na parte interna do pneu e protegido por uma faixa de algodão, que proporcionava absorção de impactos na roda.
O sistema de câmbio velocidade, permitia o aproveitamento de várias engrenagens da transmissão, imprimindo velocidades maiores, sendo o fator mais importante deste avanço tecnológico!
Foi nesta época que criou-se a denominação Ciclismo: “A máquina, que unida à maravilhosa natureza do homem, ganha tempo e espaço!”
Desta forma, a bicicleta e o ciclismo, vem sendo aperfeiçoados, com relação aos materiais empregados, tecnologia e modalidades praticadas.
Existem muitas modalidades praticadas atualmente, basicamente classificadas em 3 estilos:
- Ciclismo Tradicional (de velocidade)
- BMX (Bicicross)
- MTB (Mountain Bike)
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